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SILMO 2016: The final report

Este ano fui convidado a visitar a feira de ótica que se realiza em Paris todos os anos, a SILMO, para conhecer as novas tendências e coleções das marcas. Esta feira é um sucesso há 49 anos, não só em Paris como também em Istambul e este ano uma nova cidade irá recebê-la: Sidney.

No dia 23 cheguei a Paris logo de manhã e fui logo ao hotel deixar as malas. Fiquei hospedado no Hyatt Regency Paris Étoile que fica situado na Place du General Koening. Adorei o hotel: o serviço impecável, as pessoas muito simpáticas e a vista, principalmente à noite, deslumbrante. Tive a sorte de o meu quarto ter vista para a Torre Eiffel.

Depois de pousar as malas e com o check-in já feito, fui (finalmente!!) para a SILMO. A nível logístico estava tudo muito bem pensado o que facilitou imenso as idas e os regressos da feira. Existiam shuttles que partiam do hotel até ao Parc des Expositions de Villepinte (local onde tudo aconteceu!). A feira é enorme e tem dois pavilhões gigantes. Na sexta-feira, a visita foi mais soft. Aproveitei para conhecer o espaço, descobrir algumas marcas que não conhecia e dar uma vista de olhos em algumas revistas de ótica.

À noite, fui convidado para estar presente no Silmo d’Or, uma gala onde são entregues prémios em várias categorias, como Equipamento, Óculos de sol, Óculos graduados, etc. A votação para eleger os vencedores decorre durante o dia na feira. Este ano, a gala decorreu na Maison de la Mutualité, no centro de Paris. A gala foi surpreendente: para além da entrega de prémios e dos discursos do presidente da feira, Philippe Lafont, e do presidente do júri do Silmo d’Or, Alain Gilles, houve também um espetáculo de magia, de música, entre outras surpresas que estavam preparadas para aquela grande noite.

Com o término da gala, tive a oportunidade de jantar num restaurante numa típica rua parisiense. E como era impossível estar em Paris sem passear junto ao rio Sena e namorar a Torre Eiffel, a seguir ao jantar tentei aproveitar ao máximo o que de melhor esta cidade tem.

No sábado, o dia foi mais intensivo, não só pela quantidade de marcas que vi mas também pelo número de visitantes que aumentou bastante. Consegui visitar os stands de todas as marcas que me convidaram a ver as suas coleções como a MASSADA, SALT., Andy Wolf, Bob Sdrunk, Illesteva e Kirk&Kirk. Coleções fantásticas que prometem ser o sucesso na próxima temporada. Tudo estava em sintonia na maioria das marcas: a combinar com os óculos, que seguem as tendências e que são de ótima qualidade e produção, os cenários dos stands estavam fabulosos. Uns muito vintage, outros muito modernos, uns muito urbanos, outros mais rurais. Realmente, cada vez mais as marcas se preocupam com o impacto visual do local onde os seus produtos estão expostos.

Conheci algumas marcas e tive a oportunidade de falar com os responsáveis de comunicação ou com os CEOs. A Sunday Somewhere foi uma marca que me surpreendeu pela nova coleção e pela cortesia, tal como a Komono (lançaram, pela primeira vez, na SILMO, a coleção de óculos graduados) e a MOSCOT.

Nesta viagem fui ainda acompanhado pelas minhas calças Levi's e Dockers e com a minha mala de viagem American Tourister. As minhas escolhas eyewear foram RVSSALT., L.G.R. e Mukler.

Ontem foi dia de regressar a Portugal, mas muito feliz por ter estado presente nesta edição de sucesso. Foi uma experiência muito boa e aconselho vivamente aos profissionais da área a visitar. A SILMO é, sem dúvida, um mundo: pelo tamanho, pelas marcas, pela multiculturalidade e pela novidade. Até para o ano!