Mr. Sunglasses
Independent Eyewear Brands Addicted

Início

O Mr. Sunglasses é o único blogue de eyewear em Portugal, considerado uma referência no setor e de acreditação por parte dos seus parceiros.

Quando mudar de óculos de sol?

Tudo tem a sua data de validade. Até os óculos. E se os usas, já sabes: deves ir ao oftalmologista anualmente para confirmar se a graduação das lentes precisa ser ajustada. Mas, e os óculos de sol, com que frequência os deves mudar?

Segundo algumas investigações levadas a cabo por cientistas brasileiros, pelo menos a cada dois anos. Isto porque os raios ultra violeta (UV) danificam as lentes com o passar do tempo e estas deixam de proteger os teus olhos, aumentando o risco de danos na córnea e problemas de visão.

Aliás, os investigadores da Universidade de São Paulo apelam para que os testes standard sejam revistos, de forma a que sejam estabelecidos limites seguros para os filtros das lentes – assegurando assim que todos os óculos de sol possam ser usados por um período de dois anos. Isto, por que parece que as análises feitas na Europa, Austrália, Nova Zelândia e em partes da América do Sul não medem com precisão a qualidade dos mesmos.

O teste, que é realizado atualmente, calcula o quanto as lentes se deterioram com a exposição solar num simulador de sol durante 50 horas a partir de uma distância de 30 centímetros. A lâmpada de 450W é o equivalente a dois dias num ambiente natural num dia de verão, ou quatro no inverno. O que pode não ser suficiente.

Eye CareAndré OliveiraEyeCare