Os químicos presentes nos cremes, na maquilhagem, e nos produtos capilares que usas diariamente são autênticos aliados à boa aparência, porém estes podem ser prejudiciais à saúde ocular.
De acordo com os especialistas, o formol é um dos principais culpados e responsáveis pelos problemas oculares resultantes do uso de produtos de beleza.
A irritação ocular passageira é a consequência mais comum, mas uma exposição exagerada e prolongada ao formol pode aumentar em 60% o risco de formação de catarata.
Mas não são apenas os componentes que colocam a saúde dos olhos em risco. O mau uso da maquilhagem também é prejudicial, podendo causar desconforto, olho seco, vermelhidão, alergia, conjuntivite e inflamação das pálpebras.
Usar lápis ou delineador na borda interna das pálpebras pode resultar num desequilíbrio do PH da lágrima e desencadear a sensação de olho seco, alergia ou conjuntivite tóxica.
Quem usa lentes de contacto deve ter ainda mais cuidado de forma a evitar a penetração de resíduos entre a lente e a córnea.
Partilhar maquilhagem com amigas ou testar produtos das lojas é altamente perigoso.