Sempre que alguém descobre que usas lentes de contacto, começam as perguntas – “Mas como é que consegues colocar o dedo no olho?”, “Mas te não incomoda?” ou “Não arde?”.
Na verdade, usar lentes de contacto parece ser algo complicado, mas sabemos que não é.
Assim, trazemos-te algumas dicas que tornam o seu uso ainda mais fácil e tranquilo.
1- Que tipo de lente combina melhor contigo?
Pode parecer uma pergunta sem nexo, mas faz toda a diferença. Observar o teu dia a dia pode ajudar-te a decidir quais as lentes a usar – anuais, mensais, quinzenais ou diárias.
As lentes diárias são as mais práticas, pois não precisam de soluções de limpeza, nem mesmo do estojo de armazenagem.
As mensais, quinzenais e anuais necessitam de um cuidado maior e algumas pessoas não têm muita paciência para isso.
2 – Nunca deixar faltar solução
Se não optaste pelas lentes diárias, então é preciso tomares atenção à solução de limpeza.
Este produto é o único recomendado para manter a higiene necessária das lentes e garantir que manténs uma boa saúde ocular. Nunca uses água ou qualquer outro líquido.
3 – Cuidados com o estojo
Guardar as lentes também é um passo importante para manter a saúde dos olhos. Os estojos precisam de ser sempre higienizados e trocados, no máximo, a cada seis meses.
4 – Olho direito e olho esquerdo
Se tens um grau diferente em cada olho, a dica é escolheres um olho e começar sempre por esse. Nos estojos também tem uma marcação de direito e esquerdo.
Então, coloca e tira sempre a lente do olho direito primeiro e, depois, do olho esquerdo. Ou vice-versa, claro. A escolha é tua!
5 – A lente tem um lado correto
Para descobrires qual é o lado certo, é só preciso colocares a lentes na ponta do dedo e direcionar para a luz. Se as bordas se alargam para o lado de fora então ela está do avesso.
6 – Colocar as lentes
Lava bem as mãos, coloca a lente de contacto na ponta do dedo indicador de uma das mãos. Usa o dedo indicador para segurar a pálpebra superior, impedindo que ela pisque.
Enquanto isso, usa dedos da outra mão para abrir a pálpebra inferior.
No momento em que fores a colocar, olhar para cima pode ser útil. Com cuidado, fecha o olho por um momento. Isto faz com que a lente se ajuste à superfície do olho.
7 – Tirar as lentes
Lava bem as mãos neste processo também. Olha para cima e, cuidadosamente, puxa a pálpebra inferior para baixo com o dedo médio.
Lentamente, coloca o dedo indicador perto do olho até tocar na borda da lente. Desliza a lente para baixo, para a parte branca do olho e, então, aperta a lente entre o polegar e o indicador e retira a lente.
Se seguires estas dicas, vais ver como o teu dia a dia vai ficar bem mais tranquilo e prático.