Fabrica marcas como Ray-Ban, Oakley, Prada, Chanel, e Versace e controla 80% das marcas no setor.
Os óculos de todas estas marcas são desenhados e fabricados por uma única empresa: a italiana Luxottica, desconhecida por grande parte dos consumidores mas protagonista do mercado de óculos de marca.
Quando uma pessoa vai à procura de uns óculos escuros novos, depara-se com uma vasta oferta de marcas, tamanhos, lentes e preço e parece haver muita variedade. Mas não é bem assim.
Segundo a Forbes, 80% das marcas de luxo do mercado mundial de óculos de sol, que movimenta 28 biliões de dólares por ano, é controlado pela empresa italiana com sede em Milão.
A Luxottica não é apenas proprietária de marcas como Ray-Ban e Oakley, como também tem licença para produzir óculos de grandes marcas do mundo da ótica.
Além da gigante italiana, há no mercado outras empresas, como a Safilo, De Rigo, Marchon e Marcolin que produzem outras marcas familiares ao consumidor.
Mas por enquanto a Luxottica não precisa se preocupar, principalmente na América do Norte, onde concentra 60% dos seus rendimentos.
Na América Latina, principalmente no Brasil e no México, são os mercados em que pretende expandir, com a compra de outras marcas e redes de óticas.
Na primeira metade de 2015, a receita da empresa italiana cresceu em cerca de 20% e o lucro em cerca de 29%, tendo as vendas alcançado os 10 bilhões de dólares.