Ser sustentável está na moda. E mais do que estar na moda, é importante estar consciente para os problemas ambientais. Por isso, várias marcas têm apostado em materiais que provoquem menos impacto no meio ambiente. Algumas marcas do setor da ótica estão a abraçar este movimento. Madeira, versões mais modernas de acetato e até fios de cabelo são alguns dos materiais usados para alcançar esse objetivo e chamar a atenção do público.
Armações de Madeira
Além de serem leves e resistentes, as armações de madeira são biodegradáveis, o que faz com que tenham um impacto ambiental muito menor. A madeira decompõem-se em 6 meses, contrariamente ao plástico que demora mais de 100 anos.
Armações de Acetato
As armações de acetato são umas das mais comuns no mercado óptico. São das mais sustentáveis por se tratar de um material renovável, contendo menos ingredientes nocivos ao meio ambiente.
Armações produzidas com fios de cabelo
Um projeto exclusivo do Studio Swine, estas armações são 100% biodegradáveis e na sua fabricação não é utilizada nenhuma substância que tenha impacto no meio ambiente. A ideia é expandir o uso do cabelo humano para além da indústria de beleza e tê-lo como uma nova matéria-prima sustentável, uma vez que é renovável.
Diferente, não?
Se tens esta preocupação com o ambiente, antes de adquirires uma armação pesquisa um pouco sobre a origem do seu material.
Afinal, não custa nada estar a par das tendências e ter consciência ambiental, não é?