Cuidas bem da tua visão? - Mr. Sunglasses

Cuidas bem da tua visão?

Nem sempre tratamos bem da saúde ocular, o que não é muito inteligente, já que a visão é um dos nossos sentidos fundamentais. A pensar nisso dexamos-te uma listagem de todos os cuidados que deves ter com os teus olhos. Se falhaste em algum, já sabes: deves consultar um oftalmologista ou mudar rapidamente os teus hábitos.

A tua alimentação é correta? É que os olhos também beneficiam da ingestão de vitaminas. Integra na tua dieta alimentos que contenham ómega 3, além de fontes de cálcio, fósforo, ou seja: muitos peixes gordos, fruta e folhas verdes. Tens também que ter cuidado com a radiação solar: proteger os olhos dos raios UV é essencial para evitar doenças irreversíveis na retina.

Por outro lado – e esta é difícil! – evita passar horas ao computador. Se for de todo impossível, faz uma pausa a cada duas horas e aproveita para piscar várias vezes seguidas os olhos. Evitarás assim a síndrome do olho seco.

Sim, a poupança é um hábito salutar, mas não o faças com a maquilhagem. Passou do prazo, vai para o lixo, especialmente se falarmos de rímel, sombra e base. O contacto direto dos olhos com produtos antigos pode provocar ardor e irritação. Por fim, vai ao oftalmologista regularmente. O ideal é fazer uma consulta a cada seis meses, quando já foi detetada alguma doença, ou uma vez ao ano, dependendo do tratamento a realizar.

Comentários