Cada vez existem mais pessoas que utilizam lentes de contacto. Algumas devido à sua fiabilidade e outras por comodidade e facilidade de manuseamento. Devido à grande procura deste tipo de produtos, achamos importante esclarecer alguns pontos sobre as lentes de contacto.

Quais são os tipo de lentes de contacto que existem?

Lentes de contacto hidrófilas (“moles”)
São muito flexíveis, cómodas e mais higiénicas, recomendadas para a primeira adaptação.

Lentes rígidas
Lentes de maior duração que oferecem maior oxigenação ao olho, são efetivas em problemas de visão severos mas possuem um período de adaptação maior.

Lentes híbridas
São uma combinação de ambas. O centro da lente é rígido, sendo que a periferia é mole.

O que devo fazer para comprar as minhas primeiras lentes?

Exame Visual
O primeiro passo é realizar um check-up visual para comprovar a graduação e se esta se adequa ao uso de lentes de contacto.

Revisão da saúde ocular
Após se comprovar que pode utilizar lentes de contacto, o profissional de saúde ocular irá realizar uma revisão do estado de saúde dos seus olhos. Problemas de secura e irritação devem ser considerados para a escolha do tipo de lente a utilizar.

Recolha de dados
Nesta fase, o profissional de saúde ocular irá recolher algumas medidas e dados dos seus olhos para selecionar as lentes que melhor se ajustam.

Usar lentes de prova
Para garantir o sucesso da adaptação e verificar a necessidade de ajustes, devem-se experimentar as lentes de forma a comprovar que as primeiras lentes se ajustam a si e que se sente confortável com elas.

Visitas ao profissional de saúde ocular
O seu profissional de saúde ocular irá pedir para que volte após uma semana de uso das lentes de prova para comprovar que está tudo bem. Se estiver satisfeito, poderá encomendar e levar para casa as suas primeiras lentes de contacto.

Deixamos ainda algumas dicas para quem já utiliza lentes de contacto. Clique aqui!