O que motiva o uso de óculos escuros dentro de portas? - Mr. Sunglasses

O que motiva o uso de óculos escuros dentro de portas?

Bono levou muitos anos a revelar os seus olhos, Bob Dylan também não larga os seus charmosos Ray-Ban e o português Pedro Abrunhosa recusa deixar em casa os óculos de sol.

As celebridades usam-nos muitas vezes para criarem uma aura de mistério ao seu redor, mas há muitos que necessitam de os usar quer no trabalho, quer no ginásio ou no centro comercial.

São inúmeros os motivos:

– Esconder deformações no rosto ou olhos;

– Ocultar a identidade, já que os modelos maiores conseguem esconder grande parte do rosto;

– Intimidar, pois quem esconde as verdadeiras emoções consegue exercer mais poder sobre os outros;

– Criar um ar misterioso e fashion, uma imagem de marca ou mesmo um certo status, consoante o custo e marca dos óculos.

Mas há também quem não possa dispensar os óculos de sol por razões médicas. A mais frequente chama-se fotofobia e dá-se quando a luz causa desconforto quer nos olhos quer dores de cabeça. A causa ainda é desconhecida, mas sabe-se que a doença provoca olhos secos e enxaquecas (neste caso são indicadas lentes em tons de rosa) e lesões cerebrais, que na maioria dos casos se resolvem em seis meses.

Por outro lado, a fotofobia também pode ser causada por razões emocionais, o que leva muita gente a não se querer expor. No entanto, lembra-te que só por motivos médicos deves usar óculos dentro de portas. Primeiro porque a escuridão crónica leva a que os olhos “desaprendam” a defender-se do sol e também porque é falta de educação.

Comentários