A importância do rastreio visual infantil - Mr. Sunglasses

A importância do rastreio visual infantil

Nem sempre é fácil para os pais se perceberem se os filhos têm problemas de visão. Na verdade é bastante difícil.

Existem problemas que surgem, como é o caso da miopia, que raramente são notados pela família e que após instalado resulta muitas vezes no insucesso escolar, sem razão aparente.

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, uma em cada cinco crianças em idade escolar usa óculos devido ao aumento de tarefas, ao uso de computadores e tablets e ao excesso de televisão e exposição à luz artificial.

Os rastreios dão a indicação aos pais da acuidade visual dos filhos, perceção da profundidade e alinhamento dos olhos, testando igualmente o movimento ocular.

Por exemplo, há casos em que as crianças têm vergonha de dizer que veem mal aos professores, passando anos sem correção. Se nestes casos tivesse havido um rastreio, o problema poderia ter sido detetado mais cedo, permitindo evitar ou tratar de uma forma simples e eficaz.

As doenças oculares são frequentes e muitas vezes não apresentam sintomas. Só um exame completo de um optometrista pode ser 100% assertivo.

Essa é a única forma de detetar problemas visuais graves atempadamente e evitar males maiores. Prevenir é mesmo a palavra-chave quando o assunto é manter a qualidade da visão.

Comentários