Protege os olhos dos ecrãs - Mr. Sunglasses

Protege os olhos dos ecrãs

Quer estudes quer trabalhes é muito difícil passar menos do que oito horas sem teres os olhos postos em ecrãs de computadores, tablets ou smartphones. Só que este hábito é extremamente prejudicial para a saúde dos teus olhos.

Esta concentração intensiva do olhar nos ecrãs pode causar dores de cabeça e mesmo vermelhidão ocular. Para quem usa óculos graduados ou lentes de contacto, o cansaço pode ser ainda mais intenso. Mas não é impossível de prevenir ou atenuar.

Nesse sentido sugerimos que a cada 20 minutos olhes pelo menos durante 20 segundos para algo que esteja a mais de 6 metros de distância. Também deves ajustar o brilho do ecrã à luminosidade exterior e sobretudo ao conforto dos teus olhos. Ainda que os dispositivos possam ter superfícies antirreflexivas, tal pode não ser suficiente. Por outro lado, se utilizares óculos com graduação ou lentes de contacto, que deixam os seus olhos mais secos, hidrata-os ao longo do dia, utilizando gotas de soro ou líquidos próprios.

Outra regra importante: manter a graduação certa, pelo que deves consultar frequentemente o oftalmologista e optometrista. Por fim, deves optar pelos dispositivos com a melhor resolução, manter os ecrãs limpos e ter cuidado com a luz exterior. A luz solar ou uma luz artificial muito forte podem deixar os seus olhos mais cansados.

Outro conselho de ouro que não cansamos de repetir: pisca os olhos muitas vezes. Assim mantens-nos hidratados.

Comentários