Um acessório do século XVIII - Mr. Sunglasses

Um acessório do século XVIII

Os óculos de sol são para muitas pessoas um acessório indispensável. Atualmente existem milhares de estilos, cores e feitios, mas sabes onde e quando foi idealizado o primeiro modelo?

O primeiro protótipo dos óculos de sol foi concebido na ilha de Murano, situada no norte de Veneza, sendo considerado uma das invenções que marcaram o século XVIII. Equipado com lentes UV, os óculos de sol foram inventados para satisfazer uma necessidade do povo italiano: proteger os olhos dos reflexos solares durante os passeios realizados junto à Lagoa de Veneza.

Batizados de “gondola glasses” ou “vetri di dama”, os óculos de sol eram um acessório exclusivo, acessível apenas às classes mais nobres da sociedade. Com um ar tosco e frágil, o primeiro par de óculos de sol estava longe de se tornar o acessório de moda que é atualmente.

Em 1929, a empresa Foster Grant lança o primeiro modelo produzido em massa, um fenómeno que acabou por elevar os óculos de sol a um objeto de culto e extremamente desejado em todo o mundo.

Por exemplo, os óculos Ray-Ban, criados em 1937, foram desenhados especialmente para os pilotos da Força Aérea Americana com o intuito de proteger os olhos dos raios solares. No entanto, pouco tempo passou até se tornarem populares e serem imortalizados por algumas estrelas de cinema. Quem não se lembra da personagem de Tom Cruise no filme “Top Gun”?

Atualmente, a Ray-Ban é umas das marcas de óculos de sol mais vendida no mundo. Os modelos Aviador e Wayfarer, considerados os best-sellers da marca, continuam a ser cobiçados em todo o mundo, vistos como símbolos de estilo e bom gosto.

Comentários