Óculos falsos causam catarata - Mr. Sunglasses

Óculos falsos causam catarata

São muitos os danos causados pelo uso de óculos de sol que não protege contra os raios solares. Entre eles, o pterígio, vulgarmente conhecido como “carne crescida” e a catarata que também pode surgir precocemente quando há contacto excessivo com a luz solar. Os alertas são dados pela oftalmologista do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), Paula Calluf.
Segundo a médica, há ainda a degeneração macular, que é quando a radiação chega à retina e causa a perda da visão de forma irreversível. A oftalmologista explica que a escolha do óculos é importante, pois está relacionada com a qualidade do produto e com sua capacidade de proteção da radiação solar.

“Para que os óculos de sol sejam recomendáveis é necessário que possuam filtros de proteção UVA e UVB. Sem eles, a radiação solar atinge a córnea e faz com que as pessoas tenham irritações nos olhos. Os óculos de sol falsificados normalmente não possuem estes filtros”, alerta.

Ao usar óculos inadequados, a presença de luz dilata as pupilas e mais radiação entra nos olhos, podendo ocasionar lesões e doenças graves. “Por isso, é proibido comprar óculos ‘piratas’, comumente vendidos nas ruas”, afirma a médica.

Fonte: Globo, adaptado

Comentários